Tá pensando em começar a empreender? Não vacila e lê isso aqui então!

Atualizado: 2 de nov. de 2021

Antes de começar me disseram que eu deveria me apresentar, pra vocês entenderem quem vos fala aqui, coisa de não celebridade, sabe? Então meus amigos meu nome é Alex da Sua Agência [ou algo assim] e eu já quebrei pelo menos 5x em projetos que no início pareciam ser a melhor ideia do mundo. Hoje tenho minha agência, vivo estável (mais ou menos) e feliz trabalhando muito mais do que quando fui funcionário e fazendo o que gosto de verdade!


 

Agora sim! Olha só, se você empreende talvez já tenha sentido que não conseguiria trabalhar pra alguém, não faz sentido pra você vestir a camisa e se dedicar ao máximo pelo sonho de outra pessoa. Tenho duas coisas pra te dizer sobre isso:



1ª Coisa!


Se esse sentimento não tiver relação com empreendedorismo, você é apenas um egoísta!


2ª Coisa :D


Se for sobre empreender, você é normal! Lembre-se disso!

As vezes as pessoas que não compartilham nossa visão sobre o mundo, sobre a vida,e sobre carreira nos fazem pensar que somos ingênuos ou imprudentes em nosso meio de vida, mas no final não adianta, quando você é empreendedor, sempre voltará a essa vida, não importa quantos empregos precisará conseguir e perder pelo caminho.



 

[Observação] Esse artigo nem era pra falar disso, mas acho importante você saber que essa é a minha visão sobre isso e que aqui você tem alguém com quem você pode contar pra dar continuidade e melhorar o seu negócio. A Sua Agência não trabalha com clientes que querem apenas se manterem aparecendo, trabalhamos com pessoas que estão insatisfeitas com como as coisas estão agora.


 

Voltando ao assunto. Se você realmente tem esse espírito empreendedor, é inevitável, cedo ou tarde você vai sair do seu emprego pra assumir o protagonismo da sua vida e vai trabalhar muito mais horas, pra ganhar menos por um tempo e vai fazer isso muito mais feliz do que quando tinha um emprego, porque é assim e pronto! Não precisa de explicação.

Eu tenho umas dicas pra você que se encaixa nesse perfil aí de cima. Confere aí em baixo:


Dica 01


[O que]


Verifique se o mercado está preparado ou interessado no que você quer fazer antes de gastar abrindo seu negócio. Hoje temos negócio de tudo, então ser o primeiro a abrir qualquer coisa na sua cidade é difícil.


[Como]


Com o resultado dos outros você pode entender se o seu tipo de negócio está crescendo, morrendo, fechando as portas, abrindo filiais, qual o tamanho do seu concorrente, quais as principais reclamações sobre esse mercado e quais os pontos fortes de cada concorrente e porque as pessoas deram avaliações ruim pra esses concorrentes no Google e no Facebook.


Dica 02


[O que]


Valide sua ideia! Isso quer dizer que você precisa testar de alguma forma o que você quer fazer sem gastar uma boa grana nisso e depois ficar com um estoque de coisas que ninguém quer em caixas na sua casa.


Vai por mim, a raiva de ter fracassado demora mais pra passar se você mantém estoque disso a sua vista.


[Como]


Faça uma lista (pode ser mental mesmo se você não for uma pessoa tão empenhada pra cuidar da sua possível nova empresa) com umas 10 pessoas pra quem você vai pedir opinião sobre seu negócio.


Se as pessoas ficarem inseguras você pode criar um formulário GRÁTIS no Google Forms e enviar pra elas. Ninguém precisa se identificar, você não precisa saber quem acredita ou não em você e no seu projeto, precisa apenas saber se essas pessoas gastariam com você ou não e o "porquê" de cada sim e cada não.


[Bônus da dica 02]

1. Não chame puxa sacos pra te ajudar nessa parte, sério!

2. Entenda como verdade todas as respostas que você terá nessa pesquisa. Se não fizer isso, nem perde tempo montando isso e incomodando seus conhecidos!


Dica 03

[O que]


Use a internet de forma inteligente e eficiente. Aqui a gente pode ser breve ou fazer deste texto um livro. Qual você prefere? Se prefere a resposta simples, segue sua leitura, e se quer a resposta completa e sob medida para o seu negócio me pede isso clicando aqui.


[Como]


A internet nos permite ter uma imagem grandiosa, empoderada, perfeita, digna de uma franquia multimilionária quando as vezes vendemos apenas hambúrgueres que nossos amigos acham gostosos e percebemos ser uma boa oportunidade no bairro.


A cara do nosso negócio precisa ser profissional e precisa existir uma estratégia completa e sólida para manter uma entrega de qualidade para todos que vejam nosso material tão suado de produzir. Isso quer dizer um site bem feito, que seja pensado também (ou principalmente) para o mobile, com formulários de contato e botões que levem seu visitante direto para o seu Whatsapp facilitando o contato entre vocês. Com um Analytics todo organizado pra você saber o que precisa melhorar e como aumentar todo o resultado do site e Google. Com mídias sociais feitas de forma bonita, orgânica e relevante, levando conteúdo que realmente interessa para o seu cliente, com material pensado de forma específica para cada rede social de forma individual e em forma de campanhas.


E é isso! Põe em prática pelo menos uma dessas coisas hoje e se joga consciente no seu novo projeto.